A palavra planejamento significa pensar antes, o objetivo de hoje é esclarecer a importância e os primeiros passos para um bom planejamento do seu Marketing.
Segundo MacDonald(2008) a eficácia do Planejamento do Marketing contribuiu para o sucesso comercial e os efeitos que podem ser observados são:
- Identificação sistemática das oportunidades e ameaças que podem surgir
- Preparo para enfrentar mudanças nos cenários
- Especificação de vantagem competitiva sustentável
- Redução de conflitos entre os envolvidos
- Distribuição mais adequada dos recursos financeiros da empresa
- Envolvimento da gerência no processo de planejamento
- Coerência de abordagem de toda organização
- Orientação mais focada no mercado em toda a organização
O que evita o planejamento? Quais são os problemas que ocorrem nas empresas?
- Falta de informação
- Falta de comunicação entre as partes envolvidas no processo
- Falta de sincronia entre os participantes
- Falta de visão executiva
- Falta de coordenação e revitalização
- Ausência de clareza do objetivo e resultados
Primeiros passos para começar o Planejamento
- Realizar uma autoanálise da empresa
A empresa está posiciona online ? Tem perfis nas redes socias? Posta ativamente? Tem tido resultados? A empresa realiza anúncios? Tem uma gestão desses investimentos? Identifica a necessidade de melhorar?
A empresa possui um website? Tem uma newsletter? Envia semanalmente e-mails e segmenta por variáveis de publico e acesso ? É importante identificar e quantificar essas variáveis para conseguir estimar as possibilidades da empresa melhorar e ter um horizonte que seja positivo.
Quais são os dados de tráfego do site? Quais as páginas mais acessadas? Vocês identificam possibilidade de otimização? O site é rápido? Possui chamadas para ação (CTA)? Vocês tem um blog? Como funciona o uso do seu site para o seu cliente? Monitoram a usabilidade?
Sua empresa tem uma marca estabelecida? Padrão de comunicação, cores, fonte especifica e organiza isso de acordo para que seja respeito em todos os seus formatos, embalagens, impressos e diversos ?
Formalização do Planejamento do Marketing
Começamos com um sumário executivo resumindo onde estarão as informações necessárias.
Primeiro vem a atual analise da situação, com base em perguntas que devem ser feitas em conjunto com os funcionários da empresa.
Depois a empresa precisa entender através da matriz SWOT quais são suas forças e fraquezas.
Através dessa ferramenta será possível definir metas e objetivos que são esperados com os resultados do Marketing.
Utilizando as metas como base, vamos estabelecer uma estratégia de marketing.
Depois de definir a estratégia vamos para a implementação do plano de marketing, onde temos a execução das tarefas definidas.
Após essa fase vem a avaliação e controle, onde realizaremos se as metas estão sendo cumpridas e vamos atualizando para que as coisas evoluam com base no estabelecido.
Falando sobre Metas e Objetivos
Quando falamos de metas precisamos ser específicos. Vamos primeiro conceituar o conceito de METAS SMART.
Da sigla em inglês S. M. A. R. T – Onde S significa specific especifico, M- Measurable – Mensurável, R, realist – Realista, T – timely – Temporizável (que seja possível estabelecer um limite, data, tempo, número).
Um objetivo é a descrição qualitativa daquilo que estabelecemos que queremos atingir. A meta descreve como iremos medir o progresso rumo ao atingimento desse objetivo estabelecido.
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